Dúvidas frequentes

Existe limite de idade para estudar música?
Não, basta ter o interesse em aprender e desenvolver seu lado musical com uma boa orientação da equipe da Equilibrium.

Para estudar guitarra, preciso estudar violão antes?
Isso é um dilema muito questionado ainda hoje. Apesar de serem da mesma família de cordas, hoje apresentam, uma certa, independência nos gêneros musicais. Por isso, é importante o aluno gostar do som do instrumento para desenvolver seus estudos. Se escuta mais músicas com violão, pode estudá-lo, se gosta mais da guitarra, pode iniciar sem problemas.

Quem toca violão, toca guitarra ou vice-versa?
Apesar de o violão ter gerado a guitarra que conhecemos hoje, eles têm técnicas um pouco diferentes quando estudados de forma específica. Quem toca bem violão, terá de estudar um pouco outras técnicas para tocar bem guitarra. Isso também se repete para guitarristas que querem tocam violão erudito, por exemplo.

Preciso ter algum conhecimento musical para estudar algum instrumento?
Não. As aulas podem ser iniciadas sem o conhecimento musical do aluno. Ao longo do curso, o lado teórico será envolvido com o lado prático e técnico, fazendo o aluno compreender com uma facilidade maior.

Quero fazer aula de instrumento X, eu tenho que ter o instrumento pra começar?
As aulas sempre orientam como produzir um bom som no instrumento escolhido. Inicialmente, é possível que o aluno experimente ter aulas sem o instrumento para estudar fora da escola, mas em pouco tempo, já é notado a falta de ter seu próprio instrumento para tocar a qualquer momento.

Posso fazer aula em conjunto com um amigo ou parente?
Sim, a escola oferece cursos em duplas para amigos ou parentes. Basta os dois alunos terem facilidades e dificuldades próximas para que as aulas rendam para ambos.

Fazendo um curso na escola eu terei aulas de teoria musical?
Sim, a escola oferece aulas de teoria, chamadas de L.E.M. (leitura e Estruturação Musical), que são abertas após ser completado o grupo nos horários disponíveis.

Quanto tempo tenho que fazer aula para tocar uma música?
Isso depende muito do estudo de cada aluno e da evolução sobre suas dificuldades. Estudando com professores da Equilibrium, depois de uma boa orientação, o aluno é que define seu tempo de melhora.

Tenho que aprender o BONA?
Não é estritamente necessário. Caso nossa equipe opte por usar em aula, será mais uma forma de expandir o conhecimento e referência para leitura musical.

Se eu não aprender o BONA, posso tocar na orquestra?
Sim, temos inúmeras outras formas de educar o aluno a apreciar, ler e compreender melhor todo seu envolvimento numa pequena orquestra.

Qual instrumento é mais difícil de se aprender?
Acreditamos que todos os instrumentos criam facilidades e dificuldades nos estudos, de acordo com cada aluno. Sendo assim, é fundamental que aluno e professor trabalhem juntos para ampliar a evolução dos estudos e criar bons resultados na interpretação de cada um, independente do instrumento escolhido.

Quanto tempo demora em aprender a tocar um instrumento?
Isso, também, está relacionado aos estudos. Bons estudos trazem resultados mais rápidos, construindo uma sólida compreensão nas formas diferentes de produzir bons sons em cada instrumento. Com a boa orientação da equipe Equilibrium é possível que essa evolução seja colocada em prática.

Arcos

Violino

Viola Erudita

Violoncelo

Contra baixo

Canto

Popular / Lírico

Cordas

Baixo Elétrico

Guitarra

Bandolim

Viola Caipira

Charango

Violão

Cavaquinho

Ukulele

Percussão

Bateria

Percussão

Sopro

Flauta doce

Trompete

Flauta transversal

Trombone

Clarinete

Bombardino

Saxofone

 

Teclas

Piano

Teclado

Musicalização Infantil
Preparação para Vestibulares de Música
Orientação de Bandas
Produção de Bandas